- Área: 559 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mito Covarrubias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um lote retangular com orientação norte/sul em dois níveis e um meio nível parcialmente enterrado que abriga a garagem e a área de serviços, a qual se comunica de maneira direta ao hall principal da residência.
A geometria se ordena de maneira simples e austera, respondendo com apego rigoroso ao programa arquitetônico, sem que isto signifique renunciar à riqueza espacial, já que a intenção do projeto é gerar a maior quantidade de espaço transparente a partir de um sistema estrutural suspenso, desta forma a planta se organiza em um esquema binuclear que se articula através de um pátio central que atravessa todos os níveis, uma rótula que além de delimitar e organizar os usos, descompacta o volume dotando a área pública, a qual se acessa por meio de uma passarela, de ventilação cruzada e de uma vista cercada de vegetação.
Esta amplitude espacial também é resultado da ordenação dos espaços por "pacotes" claramente delimitados como é o caso dos serviços contidos em um compartimento que se encosta no limite com o vizinho e que não interfere no restante do projeto.
No primeiro pavimento o dormitório principal se protege isolando-se do contexto imediato em sua fachada norte por meio de uma persiana a qual permite ter uma ventilação e uma privacidade total ao mesmo tempo, este quarto conta, por sua vez, com um pátio próprio ao qual se acessa diretamente a partir do interior da mesma, se tornando completamente isolado e privado de todo o contato com o resto.
Os outros dois dormitórios se localizam no extremo oposto, na parte posterior da residência, cruzando o pátio central através de uma ponte, ambos foram projetados em condições semelhantes quanto a superfície e orientação, e a sala de estar com tv conta com a possibilidade de se converter em mais um dormitório caso exista a necessidade.
A casa Koz é uma caixa de caixas cujos interstícios gerados entre elas criam o espaço necessário para abrigar a vida da família contemporânea.